2014

FESTIVAL AUDIOVISUAL

Show musical, projeção e exibição de videos, festival itinerante...

O Festival Audiovisual ou a Mostra do Filme oferece um grande painel de filmes e músicas que experimentam novos caminhos e atalhos na atual linguagem audiovisual, com e sem apoio estatal direto.

Além de exibir, debater e premiar os filmes e as bandas livres que mais se destacaram na opinião da curadoria e do júri, a grade de programação sobre os filmes e as músicas indicadas aos prêmios e a promoção de uma série de atividades paralelas, como as oficinas e os debates. As sessões ocorrem em diversas regiões do Estado.

A ação de difusão em espaços administrados por centros culturais, escolas e organizações sociais é fortalecida através das ações culturais, contribuindo para promover o encontro do público com o cinema brasileiro, formando plateias e fomentando o pensamento crítico em torno da produção nacional. Em paralelo, para fortalecer as iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares.

Os Festivais contam com uma programação de filmes e bandas musicais, com exibição de curtas e longa-metragens, oficinas e como evento especial, com o objetivo de fomentar artistas e técnicos brasileiros, com atração para crianças e as famílias. Para programação de filmes, títulos diversos, com classificação livre, promovem o cinema brasileiro, através de um programa especial de filmes e atividades para estudantes da rede pública e particular de ensino, disponibilizando entrada gratuita para todos.

Uma programação de qualidade para o público infantil, para famílias de todas as classes sociais, além de um programa específico para professores e alunos, através de palestras educativas.

Na programação musical, são selecionadas Bandas e DJ´s, com temática musical livre, oferecendo espaço para os mais variados gêneros musicais.

Com a realização das Palestras e Debates, o festival pretende aprofundar o debate sobre música e o cinema na escola e no ambiente de trabalho, narrativas e linguagens utilizadas no cotidiano dos moradores, utilizando o exemplo o impacto da nova mídia em nossa sociedade.

Estamos com o objetivo de ampliar as ações de formação de novos espectadores, aliando o entretenimento e a cultural, promovendo a inclusão social. O segmento de mostras e festivais é uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira. Muitas vezes, as mostras e festivais são a primeira porta de entrada de uma obra audiovisual, além de serem os principais canais de difusão de obras de bandas e de novos realizadores de curtas-metragens e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial.

Além disso, o estímulo à exibição cinematográfica e a possibilidade de levar o cinema e a produção audiovisual até o público nas cidades mais distantes dos grandes centros são também nossos objetivos.

Como objetivos estratégicos que norteiam a empresa, encontra-se o estímulo à realização de eventos que possam disseminar a produção audiovisual em todo o território nacional e no mercado internacional.

Em colaboração com diversas instituições, podemos viabilizar a realização de Festivais e Mostras, partindo do pressuposto de que, com a chancela do órgão oficial de regulação do mercado audiovisual e com a isenção das licenças devidas, os eventos cumprirem melhor o seu papel.

O público atingido diretamente em muitos casos, consiste no envolvimento das comunidades interioranas dos Municípios de pequeno e médio porte, com especial atenção aos habitantes residentes na zona rural, das comunidades indígenas, dos remanescentes quilombolas habitantes na região norte e dos ribeirinhos.

O objetivo do Projeto é levar o audiovisual a essas comunidades interioranas, permitindo-lhes interagir na execução de cada etapa da produção de um vídeo documentário e um livro fotográfico, com foco no desenvolvimento histórico local, suas principais riquezas culturais e naturais.

Em cada município contemplado com a visita deste Projeto, os habitantes interessados, em especial: estudantes, professores, historiadores e artistas locais são selecionados. O Projeto prevê um kit básico promocional, treinamento e interação em todo o processo de execução deste projeto que envolve as pesquisas, elaboração de um roteiro, filmagens, fotografias, captação de áudio, finalização e exibição de vídeos em locais públicos.